Para semear sonhos é preciso "tocar"...

"... a minha arte é 'tocar' as pessoas. 'Tocar' pela palavra, gesto, afeto, expressão, olhar, movimentos, etc.,nos seus pontos sensíveis, adormecidos, cristalizados, encantados. Eu consigo 'tocar' quando fui ou estou sendo 'tocado' por essa mesma pessoa."
Abel Guedes

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Faces em cores.

Amo as cores, as pinturas, as artes...
Como Pablo Picasso já tive as fases azul e rosa!
Para expressar intensamente meus sentimentos, gosto do brilho das cores puras na tela da vida! Como Van Gogh as pincelava em suas telas...
Para relaxar aprecio a beleza da natureza com todo seu encantamento e mistério, assim como Monet em suas obras! Foco em sua beleza, aprecio este meu mundo externo, respiro, desfoco este meu olhar para depois focar o meu interior, meu mundo interno! E dentro dele faço as mais complexas e lindas viagens!
Descubro dentro de mim uma nebulosidade calma... Um suspiro...Como nas pinturas de Dürer...
E então percebo a intensidade de meus sentimentos, o romance, as cores, o movimento, a vontade, a força, a busca da liberdade! Representada por Delacroix tão bem...
Busco sair da rigidez arquitetônica para a fluidez de uma aguada... Para descobrir que posso fluir, colorir, seguir e controlar compomdo uma bela aquarela!
No ritmo de uma pintura vou seguindo minha vida... São várias cores, estilos e momentos...

Antes de tudo, como uma criança que acabou de aprender segurar um lápis, faço rabiscos incertos e inseguros... repeito os limites da folha... volto, olho, e numa tentativa de reinventar e viver algo novo, faço rabiscos de novo!!! Pois ainda não tenho o controle sobre as minhas mãos!
Começo controlá-las a medida que tenho consciência de mim mesma! Assim entro na fase azul!
Não fico triste, ao contrário, alegro-me com a beleza do azul do céu! Respiro vida em sua imensidão... E aprofundo-me dentro mim para descobrir-me e poder controlar meu traço!
O azul me traz alegria, pois defino um gosto e começo a explorar a infinitude de meu ser!!!
Depois de algumas descobertas, resolvo sair por aí e me mostrar um pouco!
Como uma borboleta que voa livremente com sua beleza e alegria de viver... mostro-me rosa para o mundo!
Agora prevalece a alegria do rosa, a feminilidade, a vibração, o calor, a intensidade!
Nesta época também me alegro pela feliz escolha que fiz, pela descoberta da Arteterapia!!! E aí expando-me com toda graça, mostrando que sei o que quero, como quero e quem sou!!! Mostro-me delicadamente e vivo minha nova descoberta, vivo mais para o mundo externo!
Então, deparo-me com um novo conflito... Uma intensidade no viver e conquistar o mundo gerou uma ansiedade, pois o tempo é um limite! Com a ansiedade veio a agustia de querer o equilíbrio, a paz interior e nos afazeres do dia-a-dia!!!
Meu corpo padeceu nesta época... E continua, desde então, mostrando-me a falta de equilíbrio!
Vou descendo vagarozamente as profundezas do meu ser, mas agora as pequenas descobertas, as frustrações, levam-me mais ao fundo e a tristeza é minha constante companheira!!!
Sinto-me sozinha! Sinto falta de mim mesma! Sinto falta de um colo! Sinto-me perdida!
Vou me interiorizando cada vez mais!!! Entro num conflito interno entre o meu eu matéria vivendo neste mundo de matéria e muitas vezes injusto, com o meu eu espiritual que quer muito a paz, a beleza, o amor... Que quer voar livremente, expandir, viver de outro jeito! Mas o mundo lá fora é cruel, predador, é uma prisão! Ele é pobre, é superficial, é castrador...
Estou na fase lilás, ou violeta!!! A fase da espiritualidade! Mas quando a descubro é de forma muito intensa, sem controle, perdida em mim mesma e que me faz sofrer!
Chego até o fundo! Desespero-me! Não sei como sair de lá! Preciso de ajuda! Mas parece que nehuma é suficiente e atende realmente minha necessidade!
Esforço-me para melhorar, pois muito depende de mim!!!!
Por um momento, tenho um feliz encontro com "O vendedor de sonhos" (de Augusto Cury) e então vejo que o mundo pode ser diferente sim! Que nós fazemos o mundo e que se cada um fizer a sua parte teremos um mundo melhor!!!
Somos como um grão de areia num deserto, ou como uma gota d'água num oceano! Pequenos, mas parte e responsável por tudo isto!!!
Continuei na fase lilás, mas de uma forma mais sadia, livre e bela!
Tive um novo encontro com a espiritualidade, onde não me senti mais perdida e sim acolhida! Onde aprendi que quando doamos amor e vivemos este amor, nos sentimos mais inteiros e felizes!
É, depois de aprender a doar amor a desconhecidos, descobri o sentido mais puro e intenso do amor nascendo dentro de mim, com a formação e vinda do meu filhinho... Aí, sim, ao descobrir-me como mãe começo a experimentar o maior amor do mundo!!!
E nesta fase começa me atrair o verde! A cor mais equilibrada, pois mistura a luz vibrante do amarelo com a profundeza do azul. O quente e o frio. É a cor da serenidade, do equilíbrio e da tranquilidade... Sentimentos que busco constantimente para acalmar minha alma, meu coração e meu bebê que sente tudo o que eu sinto!
O verde é a cor do centro de força cardíaco, onde prevalesce o sentimento do amor!!!

Não é lindo toda esta mistura e vivência das cores em nossa vida?
Não é bela a perfeição da criação Divina? Seja como homens ou a natureza...
Não é grandioso perceber o nosso "poder": de escolhas, de gerar um novo ser, de amar e de mudar o mundo?!

É por isto que pretendo ser a semeadora de sonhos... Principalmente daqueles que estão próximos e em especial do meu filho!

2 comentários:

  1. olá:

    Desculpe a pergunta. Mas, por acaso você é Ilana Capile Galhardi e mora ou morou em Jundiaí?
    Estou procurando uma amiga de infância e acabei vindo para aqui. O google tem dessas coisas. Se for, poderia me escrever. Meu nome é Leandra Gonçalves goncalvesleandra@gmail.com

    abraços e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como a vida é meio parecida, a gente passa por fases que vc conseguiu detalhar muito bem com as cores (seu dom), a gente procura um equilíbrio e descobre que na doação, no amor ao outro, em emprestar o ventre como um berço, um ninho para o surgimento de um pequeno ser vai aos poucos empurrando essa tristeza embora.
    A tristeza que vem do medo de descobrir ser uma gota no oceano, se tranforma na alegria de fazer parte da natureza de ser essa gota, de fazer parte desse oceano.
    ler seu post me fez ir numa viagem muito funda dentro de mim mesma. obrigada por essa oportunidade.
    Abçs
    maria kacinskas

    ResponderExcluir