Para semear sonhos é preciso "tocar"...

"... a minha arte é 'tocar' as pessoas. 'Tocar' pela palavra, gesto, afeto, expressão, olhar, movimentos, etc.,nos seus pontos sensíveis, adormecidos, cristalizados, encantados. Eu consigo 'tocar' quando fui ou estou sendo 'tocado' por essa mesma pessoa."
Abel Guedes

domingo, 11 de abril de 2010

Sentimentos de uma futura mamãe...

É interessante, incomum, novo, diferente, misturado, imprevisível, incontrolado, intenso, contraditório os sentimentos de uma mãe!
Ser mãe é ser sensível...sensível...sensível!!!

Ao longo destes últimos anos venho tentado me conhecer e compreender, para me aceitar como sou e poder fazer minhas escolhas. Mas algo novo acontece agora! Torno-me mais uma!!!
Agora não sou apenas mulher, esposa e profissional! Tenho mais uma função: ser mãe!!! O que muda todo o eixo do quase equilíbrio que eu achava ter encontrado.

Ser mãe era um grande desejo, um sonho que está se realizando e me traz grande felicidade!
E este sonho traz grandes mudanças para minha vida, com as quais preciso me adaptar!
Mudar é difícil, mas é bom!

Os sentimentos...são os mais diversos possíveis!
No início havia uma incerteza, uma mistura de sentimentos entre a dúvida de ser e querer ser mãe com a grande felicidade de estar gerando um serzinho tão especial e a tão constante preocupação de mãe em dar tudo certo, fazer tudo direitinho, zelar pela vida e bem estar do meu bebê!
Depois havia a contradição entre o que eu imaginara e o que era real e possível! Sempre me imaginei curtindo tranquilamente minha gravidez e passando toda esta calma para o meu bebê, mas me deparo com a mudança de humor e irritabilidade devido aos homônios, e me sinto impotente para lutar contra o que estava sentindo e irritada comigo mesma por não conseguir a serenidade!
Por um momento fico ansiosa, mais pelas pessoas que me perguntavam, em saber o sexo do bebê. Queria poder chamá-lo pelo nome, senti-lo mais e preparar seu quartinho para sua chegada!
Como foi bom senti-lo mexer pela primeira vez... Como foi bom confirmar o sexo e principalmente ver que ele está se formando perfeitamente... Como é bom poder dizer seu nome e como resposta sentir uma mexidinha...
Como foi intenso a primeira vez que saíram da minha boca as palavras: "meu filho"! Foi neste momento que pela primeira vez senti toda alegria, todo o amor e toda a responsabilidade de ser mãe ao mesmo tempo!
A palavra "filho" ressoou diferente para mim! Pois ao falar bebê parece-me algo passageiro, momentaneo, já que o bebê cresce e esta fase deixa de existir... Mas FILHO é para vida inteira!!!
Com esta responsabilidade aflorada veio uma ansiedade intensa em definir o que fazer depois que acabasse a minha licença. Muitos pensamentos perambularam minha mente, mas não conseguia me tranquilizar embora soubesse o que poderia fazer, pois nada é definitivo. A minha grande preocupação é fazer o melhor para o Gabriel!
Penso que se escolhi ser mãe tenho que assumir as consequências desta escolha e dar o melhor de mim!
Comecei a comer chocolate compulsivamente por ansiedade, o que não é nada bom para o bebê!
Entre tantos sentimentos vou tentando seguir minha vida! Me esforço para conseguir trabalhar bem e acolher as pessoas que atendo. Me esforço para conseguir manter a organização da minha casa. Me esforço para ouvir e dar atenção ao meu marido. Tendo cuidar do meu corpo com yoga e hidro, pensando em mim, no bebê e no parto. Vou atrás do enxoval do Gabriel e da decoração do seu quartinho. Me esforço para ter momentos mais tranquilos para o meu bebê. Luto com todas as minhas forças para afastar os maus pensamentos e sentimentos e dar conta de tudo!
Mas muitas vezes me frustro...
Pois não consigo seguir o que idealizo ser o melhor para nós!
Aí, junta o cansaço, a insegurança, a carência, as incertezas, a impotência, o stresse... E resulta na tristeza...
Mas como não quero sentir isto e sou a semeadora de sonhos, tendo achar em mim mesma a cura para o meu mal! Penso, reflito, sinto e percebo que sinto falta de mim mesma! Que esqueci de cuidar da parte MULHER! De fazer algo que me dê prazer e me deixe feliz e tranquila!!!
Agora preciso tentar resgatar esta parte de mim, buscar o equilíbrio entre as quatro partes, para me sentir mais inteira, tranquila e feliz. Pois tenho certeza que se eu estiver bem e feliz meu filho também estará!!! E o que toda mãe deseja é a felicidade se seu filho!!!

É hora de pintar, ler, passear, ter contato com a natureza, relaxar, respirar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário